Customer Experience: suas diferenças e o que significa?

Provavelmente em algum momento você já escutou falar ou leu em algum lugar o..

Provavelmente em algum momento você já escutou falar ou leu em algum lugar o termo “Customer Experience” ou a sua abreviação “CX”. Sendo um termo que vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos e mais presente no dia a dia; Customer Experience (ou Experiência do Cliente), refere-se ao resultado das interações dos consumidores com a marca ou com a empresa durante sua jornada, até chegar o momento da compra.

Existe um outro termo também muito confundido com o Customer Experience e que as pessoas têm o costume de achar que é uma coisa só, o Customer Success que na tradução, significa “Sucesso do cliente”; mas diferente do que muitas pessoas pensam, esses dois termos possuem significados diferentes. A experiência do cliente é voltada para um processo mais profundo, contínuo e cultural. Á partir do momento que todos os níveis de organização de uma empresa trabalham focando na perspectiva do encantamento do consumidor, ela consegue proporcionar uma boa experiência para o seu cliente, e quando focam os esforços na criação de uma nova experiência completa e positiva, que é iniciado no primeiro momento de contato com a marca. Já o sucesso do cliente, é focado totalmente no “pós-vendas” e a satisfação do cliente após adquirir um produto ou serviço; sendo assim, podemos compreender que o customer success é uma parte contínua do profundo e contínuo processo de customer experience. Ou seja, a experiência do cliente, vai depender do sucesso que ele teve em sua jornada desde o primeiro contato com a empresa, até o momento final da compra.

Esse primeiro momento de contato com a empresa até o momento de compra, é conhecido como jornada do cliente (ou jornada de compra), e é caracterizado por 4 diferentes etapas:

1) aprendizado e descoberta;

2) reconhecimento do problema;

3) consideração da solução;

4) decisão de compra.

Só é possível uma empresa desenvolver um relacionamento com seus clientes, á partir do momento que ele é capaz de acompanhar e monitorar passo a passo da jornada de compra dele, convertendo um lead em um possível cliente e, através de uma boa experiência proporcionada, torná-lo um promotor de sua marca.

Uma boa experiência do cliente, é possível apenas quando todos os momentos em que o lead interage com o negócio (touchpoint), ela tenha sempre uma experiência satisfatória e memorável. Segundo dados registrados no Relatório Zendesk de tendências da experiência do cliente, foi apontado que pode chegar até 80%, o número de clientes que se mudariam para a concorrência após uma única experiência ruim.

Os touchpoints podem ser realizados através de diversas formas como: Blog, chat on-line, e-mail marketing, aplicativos, landing pages, sites, redes sociais, contato com equipe de vendas e canais de suporte; e, conhecendo bem os touchpoints da jornada do cliente, é possível criar estratégias eficazes e efetivas, para tornar a experiência do cliente memorável e satisfatória.

Entre em contato e saiba mais!

Autora do texto: Yannie Zanuto

Veja também

Atendimento ao Cliente Novidades BCR Zendesk

Tendências de Customer Experience 2023

Leia mais
Atendimento ao Cliente Novidades BCR

Customer Experience (CX)

Leia mais
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .