Tempo Médio de Espera (TME)

Otimizando o Tempo Médio de Espera: Dicas e estratégias para melhorar a experiência do..

Otimizando o Tempo Médio de Espera: Dicas e estratégias para melhorar a experiência do cliente.

 

O que é Tempo Médio de Espera?

Tempo Médio de Espera (TME) é uma medida utilizada para avaliar o desempenho de sistemas de atendimento, como call centers, hospitais, escolas, entre outros. Ele mede o tempo entre a chegada de uma solicitação de atendimento (como por exemplo uma chamada telefônica) e a saída (como a conclusão desta chamada telefônica).

O TME é considerado um indicador importante de desempenho e qualidade do atendimento, pois reflete a eficiência do sistema e a satisfação dos clientes. Um Tempo Média de Espera mais baixo geralmente indica que o sistema está funcionando de maneira mais eficiente e que os clientes estão sendo atendidos de maneira mais rápida.

 

Qual a diferença entre TMA e TME?

Já sabemos que o TMA (Tempo Médio de Atendimento) e TME (Tempo Médio de Espera) são dois indicadores importantes utilizados para medir desempenho e eficiência em diferentes áreas de negócios, especialmente em áreas como atendimento ao cliente.

  • TMA (Tempo Médio de Atendimento) é o tempo médio que um agente ou atendente leva para atender uma chamada ou um pedido de suporte, desde o momento em que é iniciada a interação até o momento em que é concluída.
  • TME (Tempo Médio de Espera) é o tempo médio que um cliente ou usuário precisa esperar antes de ser atendido. É medido desde o momento em que o cliente faz uma solicitação até o momento em que é atendido.

Em resumo, enquanto o TMA é o tempo que o agente leva para atender, o TME é o tempo que o cliente espera para ser atendido.

É importante ter em mente que esses indicadores podem ser utilizados em conjunto para melhorar o desempenho e a eficiência dos processos de atendimento, pois uma boa performance em ambos é essencial para garantir a satisfação dos clientes e usuários.

 

5 dicas para otimizar o tempo média de espera:

1. Melhorar a eficiência do atendimento:
Tenha agentes bem treinados para lidar de maneira mais eficiente com as solicitações de atendimento, você pode reduzir o tempo gasto em cada interação.

2. Automatizar tarefas:
Utilize tecnologias como chatbots, reconhecimento de voz e outras ferramentas para automatizar tarefas de atendimento, você pode reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas.

3. Otimizar o fluxo de trabalho:
Reorganize o fluxo de trabalho do atendimento para maximizar a eficiência e reduzir o tempo gasto em tarefas.

4. Acompanhar e medir o desempenho:
Monitore e meça o Tempo Médio de Espera (TME), assim como outros indicadores de desempenho, você pode identificar pontos de melhoria e implementar mudanças assertivas.

5. Oferecer múltiplas opções de atendimento:
Ah, o Atendimento Omnichannel é incrível! Oferecer aos clientes múltiplas opções de atendimento, como chat, e-mail, telefone, entre outros, pode permitir que os clientes escolham a opção que melhor se adequa a eles, e assim, diminuir a espera.

Essas são apenas algumas das maneiras de se reduzir o TME, mas existem outras possibilidades, dependendo das necessidades específicas do seu sistema de atendimento. É importante considerar todas as opções e encontrar a melhor abordagem para sua empresa e nós da BCR.CX podemos fazer isso por você.

Acesse nosso site e conheça tudo o que nossas soluções podem proporcionar.
Ou entre em contato com nosso consultor e saiba mais! Clique aqui 

Veja também

Novidades BCR

Jornada do cliente: o que é, por que mapear e quais são as etapas?

Leia mais
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .