Como planejar as vendas e Definir Metas para 2021 em tempos de incertezas

Sabemos o quão o ano de 2020 foi e continua sendo desafiador para todos,..

Sabemos o quão o ano de 2020 foi e continua sendo desafiador para todos, não é mesmo? Uma série de incertezas e dúvidas que acompanharam a pandemia da Covid-19 nos pegou de surpresa, o que resultou em grandes momentos de dificuldades para muitas empresas e empresários, mudanças no planejamento financeiro e para outros, um novo cenário cheio de oportunidades.

O fato é que, essa “nova realidade” que estamos vivendo trouxe à tona a aceleração da transformação e do crescimento do atendimento e compras digitais. Quase 90% das vendas passaram a ser feitas pela internet, por videoconferência ou telefone.

Sem tirar claro, a importância do atendimento presencial, ainda há muitas pessoas que preferem ser atendidas e comprar presencialmente, mas esses novos hábitos na vida dos consumidores está ressignificando o modo de atendimento e consumo.

Levando em consideração essa nova realidade e as incertezas de um ano, provavelmente o mais atípico, separamos algumas dicas de como estruturar o planejamento de vendas para 2021:

  1. Antes de qualquer coisa para você ter uma base, faça uma análise das mudanças que a pandemia trouxe: isso irá te ajudar a visualizar o cenário atual que estamos vivendo e o que poderemos ter pela frente. Assim terá uma visão geral das possíveis eventualidades que possa acontecer, sem ser pego de surpresa.
  2. Avalie seu histórico de vendas: Aqui ressaltaremos a importância do uso de uma CRM de gestão e vendas. As métricas são extremamente importantes para o seu planejamento e, para isso, você vai precisar analisar pelo o que você já passou. Analise seu histórico de vendas e seus resultados de 2020, o cenário atípico que vivemos esse ano pode servir de base como um ponto de partida para fazer projeções para 2021.
  3. Identifique as oportunidades: é preciso que você utilize a sua inteligência comercial para identificar as tendências e possíveis movimentações da economia e do seu setor. Assim você consegue trabalhar em cima do novo cenário e utilizá-lo como uma grande oportunidade, ao invés de deixa-lo impactar negativamente no seu negócio.
  4. Revise suas metas financeiras e sua política de preço: sabemos que o cenário trazido pela pandemia afetou alguns setores mas por outro lado, outros cresceram por isso; estude seus clientes e entenda a realidade deles. Dessa forma, você pode procurar o financeiro da sua empresa para avaliar as políticas de preço praticadas e as necessidades de mudanças. Discutir as metas financeiras e analisar a necessidade de redefini-las com o setor, também é muito importante.
  5. Defina os macros e os micros objetivos: Os macros objetivos são aqueles que irão direcionar todas as suas ações ao longo do ano. Já os micros objetivos são aqueles que irão orientar as suas operações e o dia a dia da sua equipe de vendas. Definir todos os objetivos de um negócio é muito importante e serão o caminho para alcançar o seu objetivo principal. Para que seu planejamento seja mais assertivo em um momento de incertezas que ainda nos cercam, é muito importante que você foque em determinar metas divididas por período.

Entre em contato com a BCR e conte conosco para te auxiliar nesse momento tão delicado, onde a assertividade nas escolhas do negócio vale ouro.

Fonte

Veja também

Atendimento ao Cliente Novidades BCR Zendesk

Tendências de Customer Experience 2023

Leia mais
Atendimento ao Cliente Novidades BCR

Customer Experience (CX)

Leia mais
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .