Jornada do cliente: o que é, por que mapear e quais são as etapas?

A jornada do cliente consiste no caminho percorrido por ele durante todo relacionamento com..

A jornada do cliente consiste no caminho percorrido por ele durante todo relacionamento com a empresa, mostrando o histórico do cliente com aquela marca.

De modo geral, a jornada do cliente diz respeito à experiência do consumidor com uma determinada marca, desde o primeiro contato até o pós-vendas.

Entendendo este conceito, você sabe qual a importância de conhecer a jornada do seu cliente? Já sabemos muito bem o quão importante é ter um Customer Experience de qualidade na empresa.

Porém, apenas um CX não é o suficiente. Em conjunto, é necessário compreender e acompanhar toda a jornada do seu consumidor.

Assim, uma vez que você possui conhecimento sobre essa jornada, será possível compreender suas dores, necessidades e principais dúvidas, estreitando o relacionamento entre vocês.

Qual a função da jornada do cliente? Qual a sua importância?

O trabalho de jornada do cliente tem como objetivo principal mostrar para a empresa em qual estágio do processo de compra o consumidor se encontra.

Dessa forma, possibilita que a organização desenvolva estratégias adequadas para tal etapa. É extremamente importante estudar e analisar cada etapa da jornada do cliente, pois isso permite que a empresa compreenda as dúvidas e as dores que possam impossibilitar o cliente de seguir a diante no processo de compra.

É necessário, para cada etapa, uma ação diferente, e será importante conhecê-las bem para conseguir prever o comportamento do cliente, fundamentar as ações, revisar e aplicar adaptações caso necessário.

Assim, você poderá tomar as melhores decisões, permitindo não somente o sucesso do cliente, como a fidelidade dele com a marca.

Desta forma, para que todo esse trabalho seja realizado com sucesso, é importante fazer um mapeamento da jornada do cliente de forma efetiva.

Esse mapeamento permite que você tenha uma representação visual de toda a trajetória do consumidor. Através dele, é possível compreender os pensamentos, percepções e sentimentos de cada cliente de acordo com cada ponto de interação, e isso possibilita que a empresa tome atitudes mais alinhadas em cada fase.

Como fazer um mapeamento efetivo?

Para que seja possível fazer esse mapeamento de forma efetiva para gerar resultados reais, veja o seguinte passo a passo:

  1. Definir sua persona: Já mencionamos em outros artigos sobre a importância de conhecer seu público-alvo, com o processo de jornada do cliente, não é diferente. Sendo assim, nesse trabalho, nada é mais importante do que conhecer bem sua persona para entender seu perfil, saber qual a linguagem ideal para se comunicar com ele, saber seus principais canais de interação e assim, identificar os potenciais clientes.
  2. Estabelecer os canais de comunicação: É certo que para garantir uma boa experiência do cliente, o sucesso de sua jornada faz toda a diferença e, para isso, estar presente onde o seu público está é muito importante. O consumidor hoje se faz presente em diversos canais de atendimento e, durante sua jornada, espera que a marca esteja presente nesses canais. Segundo o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020, metade dos consumidores escolhem um canal com base na rapidez com que precisa de uma resposta, além de 40% dos clientes escolherem um canal com base na complexidade do problema. Para isso, optar por um atendimento omnichannel colabora com agilidade e eficácia do atendimento.
  3. Definir ações para que os sinais de fidelidade do cliente sejam detectados: Nesta etapa, um trabalho muito importante é nutrir e educar sua persona. Então, com a aposta no marketing de conteúdo, você disponibiliza conteúdos e artigos relevantes para cada etapa do funil de compras, nutrindo assim os seus leads que se encontram em diferentes estágios do processo. Esse trabalho pode te ajudar a identificar o que poderá levar o seu cliente a realizar sua primeira ação. Colher feedbacks e enviar pesquisas de satisfação é fundamental para o processo de fidelização do cliente. Outro fator importante é determinar ações de fechamento da jornada do cliente, como assinatura de um plano ou recomendação da empresa para um amigo.

Etapas da jornada do cliente

Para conhecer a jornada do cliente, é preciso saber quais são suas etapas. Vamos te mostrar agora:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão.

Saiba mais e entenda como montar um processo de jornada do cliente. Entre em contato com a BCR e conte com a nossa ajuda para estar um passo a frente da concorrência.

Veja também

Atendimento ao Cliente Novidades BCR Zendesk

Tendências de Customer Experience 2023

Leia mais
Atendimento ao Cliente Novidades BCR

Customer Experience (CX)

Leia mais
Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade .